“Por dez mil anos, a Dama da Dor tem silenciosamente governado a cidade de Sigil, mestra do centro da rede dos Portais, indiferente as guerras mesquinhas dos deuses. A cidade de Sigil é a maior metrópole do Mar Astral, com incontáveis milhões se sacrificando diariamente para sustenta-lá e garantir a sobrevivência de seus habitantes frente a um multiverso hostil. De centenas de Esferas de Cristal, cheias de Nôras e monstros, refugiados e opressores buscam seu lugar na galáxia, buscam fama e fortuna entre os planos. Cercados por inimigos tão vis que conhecer uma fração de suas blasfêmias é o suficiente para ferir a própria alma, apenas os mais fortes sobrevivem. Inimigos de dentro e fora buscam derrubar o reinado da Dama, se jogando no Trono das Laminas em vãos esforços para encerrar em um instante os éons de sua soberania. O Grande Devorador vem do Reino Distante além do Mar Astral, consumindo tudo que cruza seu caminho. Orks vindos de impérios bárbaros saqueiam e pilham os planos. Os vingativos Eldarin citam visões proféticas enquanto atacam e destroem seus inimigos. Um mal antigo se levanta de tumbas seladas na aurora da criação.”
“Na escuridão cruel da grande roda, existe apenas guerra.”
O rpg Dungeons: The Dragoning 40.000 7th Edition é um mega-crossover de Dungeons & Dragons, Spelljammer, Planescape, Warhammer Fantasy, Warhammer 40K, Mundo das Trevas, Exalted, 7th Sea e Legend of the Five Rings. O autor, Lawful Nice lançou a primeira versão do livro no forum de imagens 4chan, no dia 1 de Abril de 2011. Recebido com muita desconfiança graças a data de lançamento, os usuários que baixaram o .pdf imaginando ser apenas uma trolagem se surpreenderam ao encontrar um sistema de rpg funcional e épico.
Uma nave spelljammer do Imperium do Homem saindo do Warp. |
O sistema do jogo é um hibrido de vários outros sistemas: Ele possui todos os seis habilidades do Dungeon & Dragons, que são divididas nas áreas físicas, mentais e sociais como em Mundo das Trevas, além da maioria dos atributos serem marcados em “bolinhas”; as classes funcionam como em warhammer Fantasy, e o sistema de critico é baseado no Warhammer 40k Dark Heresy; ele possui as exaltações como em Exalted, e as rolagens são baseadas em 7th Sea/Legend of the Five Rings (ex.: 3k2 significa que são rolados 3 dados e o jogador mantém 2).
O jogador escolhe uma raça: Humano (recém-chegados na grande roda), Aasimar (guerreiros sagrados), Tieflings (versões do Caos dos Aasimares), Eldarin (Elfos espaciais nômades avançados e arrogantes), Eldarins Negros (elfos piratas malignos de Lolth), Elfos (Eldarins que abandonaram o espaço e abraçaram a natureza), Orks (Orcs de W40K que vivem para lutar), Draconato (Homens dragões guerreiros ex-servos dos dragões) Squats (Anões), Halflings (praticamente Kenders), Tau (Alienígenas de pele azul isolados da grande roda), Gnomos (geneticamente desenvolvidos para lidar com tecnologia).
Depois da raça o jogador escolhe uma exaltação (o que o destaca da massa dos habitantes comuns da grande roda): Vampiros (criados ao beberem o sangue do antigo deus da guerra élfico, KHAINE), Lobisomens (Abençoados/amaldiçoados por Luna com poderes animalesco de metamorfose), Atlanteanos (espíritos reencarnados dos extintos Syrne com poderes mágicos), Exemplar (os melhores e mais poderosos membros de suas raças), Escolhidos (Guerreiros escolhidos pelos deuses), Prometheanos (Essências mortais presas em corpos metálicos), Possuído (mortais que sofreram possessão daemoniaca).
Depois de escolher a raça (quem é você) e a exaltação (o que é você) o jogador escolhe a classe (o que você aprendeu): Assassino, Bárbaro, Bardo, Clérigo, Guerreiro, Soldado, Usuario de Magia, Paladino ou Ladrão.
A "editora" do jogo |
Por fim o jogador escolhe os talentos, as habilidades, distribui os pontos de histórico, escolhe as escolas de magia e as disciplinas de combate (vindos diretamente do “livro das nove espadas”), escolhe as perícias, compra as características e equipamentos.
Graças a essa variedade de escolhas, é possível simular qualquer tipo de personagem, como um Humano Prometheano Usuário de Magia devotado a Acererak (o demilich da aventura Tumba dos Horrores), um Ork Vampiro Paladino de Pelor ou um Anão Escolhido de Khorne Bárbaro.
A geografia de Sigil pode ser pertubadora para os recém-chegados. |
O cenário do sistema também é excelente, tendo a premissa básica de que existem Esferas de Cristal (sistemas estelares de Spelljammer) cada um abrigando um conjunto de mundos diferentes (uma Esfera pode abrigar tanto os mundos clássicos co Faerun e Oerth como ser um análogo aos planos exteriores como o Monte Celestia ou Ysgard) espalhadas por todo o mar Astral (o espaço). Os spelljammers (naves espaciais magitecks) alcançam velocidades acima da luz cruzando o Warp (Aka. Distorção, Immaterium, Limbo), um mundo paralelo caótico, inconstante e enlouquecedor; para se guiar no Warp, os Spelljammers tem de usar a cidade de Sigil, que fica exatamente no centro do Warp, como ponto de referencia. Os jogadores podem ser exploradores desbravando uma Esfera de Cristal desconhecida, guerreiros da Guerra do Sangue entre os deuses da Ordem e do Caos ou membros da tripulação de um Rogue Trader, um spelljammer mercante que carrega riquezas incalculáveis por entre as estrelas, para citar algumas opções de jogo.
Kobold Soldado |
Se você gosta de aventuras espaciais, se você é um fã de Spelljammer ou Planescape, se você gosta de crossovers e jogos épicos, confira o manual. Mesmo que você não vá jogar usando o sistema, há muitas ideias boas no livro. Além do Manual básico, o autor lançou um segundo livro, expandindo o sistema com novas raças (Thri-Kreen, Kenku, Kobold, Driade), novas exaltações (Espectro e Sangue Dracônico), classes (Cortesão, Monge, Druida, Cavaleiro Arcano, Xerife, Atirador, Pistoleiro Magiteck, Tecno-Sacerdote, Arsenal), novas magias, spelljammers e Gun Katas para armas de ataque a distancia.
O blog autor, Lawful Nice: Link
O Manual Básico (que está disponível gratuitamente): Link
O Livro-Expansão: Link